Clair de Lune

Para quem me conhece melhor sabe que não tenho grandes limitações no tipo de musica que ouço, claro que todos temos as nossas preferencias, mas isso é que faz de nós únicos. Como este blog é meu e é pessoal, lembrei-me de partilhar o meu gosto pela musica clássica.

Ontem depois de assistir pela primeira vez ao video de uma das novas musicas da fantástica Lana Del Rey (“Freak”), no meio do videoclip, quando a musica termina, começa a tocar um belo solo de piano, eu conhecia a musica, mas já não me recordava do nome. Depois de alguma pesquisa, “Clair de Lune”!

“Clair de Lune” é o terceiro momento da famosa suíte Bergamasque criada pelo compositor francês Claude Debussy em 1903. Este terceiro momento foi inspirado no poema de Paul Verlaine, cujo o nome é o mesmo, publicado em 1869. Aproveito para deixar aqui o poema original:

“Votre âme est un paysage choisi
Que vont charmant masques et bergamasques
Jouant du luth et dansant et quasi
Tristes sous leurs déguisements fantasques.

Tout en chantant sur le mode mineur
L’amour vainqueur et la vie opportune
Ils n’ont pas l’air de croire à leur bonheur
Et leur chanson se mêle au clair de lune,

Au calme clair de lune triste et beau,
Qui fait rêver les oiseaux dans les arbres
Et sangloter d’extase les jets d’eau,
Les grands jets d’eau sveltes parmi les marbres.”

Esta suíte foi composta para piano e está repleta de emoção, é fantástico como uma musica pode-nos fazer viajar, excitar a nossa imaginação e fazer-nos sentir sentimentos, isso mostra o quanto o ser humano está geneticamente ligado à musica e é por causa deste despertar de emoções e sentimentos que eu adoro musica clássica. A baixo deixo o video da suíte completa, é excelente para esvaziar a mente e pensar ou apenas deixar fluir enquanto trabalhamos:

Deixe uma Resposta

